Tuesday, October 29, 2013

Pessimismo de Hobbes

O Homem é um ser mau, um ser que se corrompe sozinho, não é preciso engano, a maçã encarnada, a árvore proibida, a serpente maliciosa. não é preciso propriedade, não é preciso poder politico, não é preciso dinheiro. Basta se ser. Basta ter nascido, basta ter-se vindo irracionalmente racional.
Basta querer um pouco de pão, basta querer um copo de água. Basta ser naquela montra um reflexo que se anseia, uma mala Louis Vuitton, uma simples blusa da HM.
Basta nada, não é preciso nada disso, basta se respirar, basta se alimentar, basta pensar, basta se gananciar.
O Homem é um ser naturalmente mau, está na sua essência como o raciocínio e a capacidade de tirar o braço quando queima.
O Homem é simplesmente Maquiavel, para ele os fins justificam os meios. Mas por vezes nem os fins são válidos.
- Vou-te enterrar porque combina com a minha imagem. Vou te denunciar porque assim ganho um voto e um vale.
Nem o traidor de Viriato se safou com tal pensamento, sendo morto por seu comprador Cesar.
E tu, sim tu, porque o fazes? porque és uma pessoa maliciosa que só pelo gosto de repreenda falas de forma condenatória e sancenatória? És Juiz, tens jurisprudência? és uma filosofa das palavras, morais e costumes?
Até Jesus Cristo, Sr. dono de uma religião que tem como rebanho meio mundo ocidental e outras partes, perdoa e não condena. porque atacas quando não te atacam, porque gozas quando não é humor?
Porque magoas alheios com os teus actos e palavras de malvadez e raquitismo construtivo? porque magoas, os que te ajudam, te dão a mão e te são companheiros? porque adoras salientar as falhas?
Avisa, comenta explica, sê solidário ser supostamente racional. Lembra-te que também tu podes precisar de um amparo.
Sê o anjo que tanto anseias que te salve, sê o amigo do teu inimigo, fala baixo quando te gritam, dá a mão quando uns te afastam. Tenta salvar uma vida, nem que seja dando um sorriso que impede um salto mortal.
Porquê vós sois tão mau? porque vós sois tão cruéis para convosco próprios? Porque se esfaqueiam entre cinismo, sarcasmos e grunhidos palavreados?
Se pudesse renunciava este meu estado, deixava de ser humana, de ser racional, de ter a chamada lógica, capacidade cognitiva. Se pudesse renunciava tais supostos bens, pois no fundo para mim, e vendo-te a ti, meu suposto  igual, meu suposto irmão, minha espécie, tenho nojo de mim mesma, repudia da minha essência, da nossa semelhança.
Posso não ser Cristã, não acreditar na igreja vendida, mas acredito em algo, e se até Jesus, se até esse, não atirou a pedra, pensa, pensa bem antes de envenenares o teu próximo.

Ser humana repudia-me por já não ver humanidade

No comments: