Thursday, February 7, 2008

LA VIDA É BELLA


um dia disseram-me: barbara tens de acordar, vives num mundo que nao existe. eu fiquei triste, nao queria sair do meu mundo, pois nele eu era feliz, todos eram felizes, e nao queria ser triste, nao queria dias cinzentos onde as pessoas passam por nos com chapeus de chuvas pretos e olhares carregados, nao quero, nao gosto disso, deixa-me triste, entao fechava-m no meu mundo, mas um dia percebi, percebi nao vivo num mundo assim, que afinal existe magia aqui neste pedaço de terra, nao acreditam? entao façam o que lhes digo e vejam. ao sair de casa num dia nublado vistao uma cor alegre, verde, vermelho ou amarelo, quem sabe laranja, nao sei, sorriam e caminhem, olhem em volta.................... o que veem? uma criança a brincar aos piratas, enquanto a avó faz tricô? as vizinhas a estender a roupa branca, o senhor velhinho a ler o jornal? vejam a alegria nessas caras, se nao estao alegres estao a ter algum sentimento, tentei adivinha-lo, e quando passarem por eles sorriam, vao ter outro de troca, vao ate ao cafe, peçam um cafe a manina de avental rosa e agitada, ouçam o barulho da maquina de cafe, o sintilar da colher a bater no pires o barulho da chavena a ser afogada pelo cafe, inspirem o seu cheiro, batao o pacote de açucar ao ouvido e ouçam o seu tilintar, mergulhem-no no cafe, e brinquem com a colher. estao numa explanada? vistao o vosso casaco de malha e aconcheguem a barriga com os braços, vejam a flor pequena que tenta crescer ali naquele canto. ouçam os gritos de alegria das crianças quando brincam as aventuras, vejam as caras e sorriam. no meio do nublado vem um raio de sol, vao ate ele, e ali fiquem de olhos fechados e sintam o seu calor, cheirem o seu cheiro, saboreiem o seu sabor, sintao a vossa pele aquecer, o vosso corpo absorve toda aquela energia, sorriam de braços abertos, façam com que as pessoas triste sorriam e tenham algo para contar. começa a chover e tudo corre e abre o seu chapeu preto, se diferente, abre o teu chapeu amarelo e assim caminha de forma alegre e sente a terra a ser lavada, as alma limpas e sorri, espera pelo proximo raio de sol e assim voltaras aquecer o teu corpo e ouvir as crianças correr, as velhinhas a falar, e as vizinhas a estender aroupa, mas ate la..............................................ate la pede um cafe e ouve a maquina de cafe. tenta ser o chapeu amarelo no meio do cinzento

2 comments:

Vanessa Lourenço said...

Sabes aqueles dias em que acordas triste? Em que sabes que as coisas não vão correr bem por mais que tentes. Aqueles dias em que está frio e nublado como o que descreveste? Eu à vezes acordo assim, em dias assim, mas não visto o meu casaco de cores vivas, não sorrio, não nada...sabes porquê? Porque te tenho, tu és o meu chapéu amarelo, tu és o meu casaco de malha colorido, tu és o meu sorriso, o meu saquinho de café a tilintar ao pé do ouvido e a adoçar o meu café, és tu, és tu.
Amo-te, tanto quanto possas imaginar minha Amelie...*

Anonymous said...

Eu nao tenho essa visão do mundo, ainda nao consegui ter. Mas admiro que tem e sei que esses estão mais perto da felicidade. Continua a viver no mundo dessa forma, porque nos os que não conseguem precisamos da vossa esperança. ;) beijos****